quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Como limpar as bijuterias







As nossas bijuterias, com o tempo, começam a ficar esverdeadas ou pretas, quando passamos algum tempo sem as usar podem até criar aquelas horríveis manchas de bolor que, ainda por cima tem um cheiro desagradável. Esse processo chama-se de oxidação e ocorre principalmente quando elas entram em contato com suor, perfumes, produtos químicos, cloro, entre outros. Por isso, é essencial saber como guardar as nossas “joias” e claro limpar para deixá-las sempre bonitas e não comprometer o seu look. Deixo-vos algumas dicas simples para poderem usar e abusar das vossas peças e preservá-las por mais tempo.

Métodos para limpar bijuterias

Como disse acima é preciso saber como limpar bijuterias para que elas durem muito mais tempo e não percam sua cor original e seu brilho. Existem muitos métodos para o fazer uns mais eficazes que outros mas todos fazem maravilhas:

Pasta de dentes

O mais tradicional dos métodos é a pasta de dentes. Sim, isso mesmo, pasta de dentes. É simples, rápido e barato, afinal todas temos pasta de dentes em casa! É um óptimo produto de limpeza para bijuterias porque possui uma grande quantidade de substâncias abrasivas. Para realizar o procedimento, deve-se utilizar uma escova de dentes e escolher uma pasta de dentes branca para esfregá-la na bijuteria. Por fim, com ajuda de um pano limpo, retirem a pasta de dentes da peça.

 

Flanela

A flanela é um pedaço de pano feito para limpar bijuterias, tem outras utilizações, mas é perfeito para deixá-las com seu brilho realçado. É vendida em supermercados ou lojas da especialidade, em  lojas de conveniência, etc, muito fácil de encontrar não é muito cara e é super simples de usar. Basta esfregar a peça diversas vezes com movimentos firmes e depois utilizar um pano limpo e seco para finalizar o procedimento. No fundo é como dar  lustro à peça. 



Baton

Isso mesmo: baton! Acho que esta não sabiam… Se achavam a pasta de dentes estranho então o baton …imagino a vossa cara eh eh eh. Peguem naquele baton velho ou de uma cor que  já não usem, passem numa flanela macia e limpa e esfreguem as bijuterias. Retirem o produto com outro pano limpo e pronto! Quem diria ? Brilho !!!!!






Outras dicas :

A bijuteria de melhor qualidade, esqueçam peles ou madeira podem ser limpas deixando as peças de molho, durante cerca de quinze minutos, numa mistura de dois copos de água morna e algumas gotas de detergente líquido neutro.
Depois, basta esfregar a peça, sempre com cuidado, com uma escova de dentes. A escova deve ser macia para não riscar a peça e danificá-la. Depois, é só passar por água morna e secá-la bem com um pano macio.
Lembrem-se que peças com pedras preciosas não devem ser limpas utilizando água da torneira ou bicarbonato de sódio.
Existem pelo menos dez produtos que normalmente se tem em casa e que poderão ser dos mais indicados para limpar toda as vossas peças de bijuteria.
Com qualquer um deles, no final da aplicação basta apenas limpar bem e secar ainda melhor a peça.
  
Os produtos são :

Alka-Seltzer (aspirinas efervescentes) – coloquem a peça num copo com a aspirina efervescente durante dez minutos;
Folha de Alumínio – Rasguem o papel em tiras e coloquem numa tigela com água quente. Misturem uma colher de sopa de água da torneira e detergente em pó. Coloquem a peça nessa mistura por um minuto;
Água da torneira – Mergulhem a peça, por dez minutos, numa mistura de meia chícara de chá de água da torneira com meia chícara de chá de água morna;
Bicarbonato de Sódio – Façam uma pasta com um quarto da chícara de chá do pó e duas colheres de sopa de água. Apliquem a pasta com um esponja e esfreguem suavemente;
Cerveja (não a preta) – embeber um pano macio em cerveja e esfregar  suavemente na peça;
Água com Gás – Podem mergulhar as pedras para lhes devolver o brilho. Coloquem as peças num copo cheio de água gaseificada e deixem de molho durante a noite;
Comprimidos de próteses dentárias – Coloquem uma pastilha num copo com água e deixem a peça, mesmo que tenha uma pedra, por alguns minutos;
Ketchup – Se a peça tiver uma superfície lisa, então podem mergulhá-la numa pequena tigela com ketchup por alguns minutos. Se tiver detalhes, então é melhor esfregar o ketchup na peça com uma escova;
Vodka – Num copo, coloquem a vodka de forma em que a peça a ser limpa fique coberta. Coloquem a peça e deixem-na submersa na vodka por alguns minutos… Que desperdício!!!
Limpa-vidros – Seja uma peça com ou sem pedras preciosas, podem utilizar o limpa-vidros. Isto desde que a pedra preciosa não seja opaca (como o caso da opala ou turquesa) nem de origem orgânica (como são os casos do coral ou da pérola). Pulverizem sobre a peça e depois esfreguem com uma escova de dentes.

Com tantas possibilidades à disposição para devolver às nossas peças de bijuteria o brilho e o esplendor inicial, com certeza que não já não há desculpas para continuar a não usar aquele colar ou aquela pulseira, que tanto gostamos mas que está oxidada ou com bolor, certo ??? Como veêm o lixo não é solução!!!

Outro dos problemas que por vezes surgem neste tipo de peças é a ferrugem , mas mesmo esse pode ser eliminado ou pelo menos suavizado .

Tirar a ferrugem das peças de bijuteria

 
Caso queiram tirar ferrugem das peças , basta misturar sal e pasta de dentes e esfregar com uma esponja mais dura, Podem em alternativa, misturar Coca-cola com papel de alumínio que também terá resultados bastante positivos. Eis um uso bem diferente para a Coca-Cola e uma desculpa para a comprar.


Gostaram das dicas de como limpar bijuterias? Quero ver as vossas a brilhar !

Espero pelo vosso feed back!!!!





6 comentários:

  1. Boa e útil.
    olha esta receita (que também serve para os talheres de inox):
    http://chemistry.about.com/cs/howtos/ht/silverdip.htm
    A maior parte da minha "colecção" é lavada com água morna e detergente da loiça.
    E aqueles colares de cordão que têm peças de madeira... depois de secarem, verniz na madeira!

    ResponderEliminar
  2. Olá Ana , obrigado pelo comentário e feed back positivo !!!
    Sem duvida que a sua dica também é bastante interessante.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Super interessantes! Ainda bem que existe uma diversidade no estilo em limpar joias. hehe vou até mudar de nome! Colocar Gustavo Woltmann rsrs. Colegas, poderiam entrar em contato comigo? Meu email está anexado ao comentário ou basta responder a ele que entro em contato com vocês. Grato! Hugo

    ResponderEliminar
  4. Oi, gostei muito de todas as dicas para limpeza de bijuterias. Estou com um problema, ha algum tempo fazia bijuterias mas, por questões de depressão etc deixei de fazer. Tenho várias peças prontas que ficaram guardadas e que estam com aquele cheiro ruim. São peças com courinho, com cordão encerado, peças com resina, com cristal, outras com camurça. São materiais variados. Você poderia me ajudar de como eu poderia tirar este cheiro ruim sem estragar meu trabalho? Agradeço sua atençào e o carinho do post. Bj. Eliane.

    ResponderEliminar